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Saiba como a Natação muda seu cérebro

Nadar debaixo d’água é como estar em outro mundo. A água distorce o céu acima, lançando o o reflexo do sol em um padrão quase etéreo no fundo da piscina. Não é de admirar que a natação possa colocá-lo em um espaço mental ideal.

 

Como o cérebro reage ao nadar?

A natação é um exercício meditativo. Sua função cerebral melhora através de um processo conhecido como neurogênese, onde seu cérebro substitui células resultantes do stress perdido. Quando você atinge a água, seu humor é imediatamente melhorado por conta da frescura da água. Um estudo recente mostra como o cérebro reage durante a natação. A equipe de cientistas, tinha a hipótese de que a imersão na água no nível do átrio direito do coração iria aumentar o fornecimento de sangue dentro do cérebro. O átrio direito está localizado na parte superior do lado direito do coração e é uma das quatro câmaras ocas do coração. O átrio direito recebe sangue a partir de duas grandes veias: veia cava superior e veia cava inferior. O trabalho de ambas as veias é retornar o sangue que forneceu oxigênio para diversos locais no corpo; o sangue que retorna, então, é pobre em oxigênio. O seio coronário, que é uma veia menor na parede do coração, também drena o sangue para dentro do átrio direito.

 

Enquanto os participantes estavam imersos na água, o fluxo sanguíneo para suas artérias cerebrais médias aumentaram 14 por cento, enquanto o fluxo sanguíneo para as artérias cerebrais posteriores aumentou nove por cento.

 

A natação melhora o seu bem-estar mental

 

• Pode ajudá-lo a impedir a entrada de estímulos externos: Uma vez que você mergulha na água, os sons exteriores são cortados. A única coisa que você sente é a água contra a sua pele. Você se concentra na sua respiração, o fundo da piscina, e na facilidade da água. As coisas são simplificadas quando você está nadando.

 

• É uma ótima forma de exercício de baixo impacto: Deslizar na água faz o seu coração bombear. Também é ótimo para os seus músculos e pulmões, além de ter baixo impacto sobre as articulações. Quando você cuida do seu corpo, o seu bem-estar emocional é muito melhor. Nadar algumas vezes por semana é uma ótima maneira de exercitar e melhorar o seu humor.

 

• Libera endorfinas: um bom exercício de mergulho libera endorfinas. Ele também pode converter os hormônios de estresse em relaxamento muscular. O crescimento de novas células cerebrais é promovido como resultado de liberação de stress.

 

Fonte: osegredo

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